URE PARAUPEBAS
A URE PARAUAPEBAS será implanta da na cidade de Parauapebas-PA, localizada no Polo de Oportunidade de Parauapebas (lote 02 – Quadra 01), localizado na Rodovia PA – 275 – KM, estrategicamente será implantada próxima de uma subestação de energia e as margens da Rodovia PA-275 –Km 55.
A URE Parauapebas encontra-se em processo de licenciamento ambiental. Este projeto inovador terá como principal objetivo o tratamento de 100% dos resíduos sólidos urbanos da cidade e região, além de impulsionar a geração de empregos diretos e indiretos durante as fases de construção e operação, colaborando para o desenvolvimento econômico e social local.As etapas iniciais do projeto envolvem serviços de terraplenagem e, em seguida, estão previstas a construção civil e a montagem tecnológica da planta.
A URE Parauapebas será equipada com avançados sistemas para a separação de materiais recicláveis e para o aproveitamento da fração orgânica, que passará pelo processo de gaseificação, um procedimento sustentável que transforma resíduos em energia.No processo de gaseificação, os resíduos orgânicos são expostos a temperaturas controladas de até 450°C, resultando na produção de um gás de síntese chamado "SINGÁS". Este gás é então convertido em energia elétrica, que será usada tanto para abastecer a própria unidade como para ser exportada à rede elétrica, marcando um passo significativo para a geração de energia limpa e autossuficiência energética.
A planta foi projetada em um modelo de ciclo fechado, no qual o vapor e a energia gerados internamente sustentam o próprio funcionamento da usina.Além de tratar resíduos e gerar energia, a URE Parauapebas contará ainda com uma moderna estufa destinada à produção de alimentos orgânicos. Equipado com tecnologias para controlar luz, umidade e nutrientes, o espaço também utilizará a injeção de COâ‚‚ para intensificar o processo de fotossíntese, maximizando a produtividade das plantas.
Este projeto terá um importante impacto social, pois oferecerá suporte a trabalhadores anteriormente envolvidos em atividades vinculadas a lixões e cooperativas, com o objetivo de promover inclusão social e melhores condições de vida.